Comissão Própria de Avaliação

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA A CPA (Comissão Própria de Avaliação) resulta de uma medida Provisória (MP n° 147, de 15 de abril de 2003, transformada em Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004) e tem como atribuição a condução dos processos de avaliação interna da instituição, de sistematização e de coleta de informações.

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA A CPA (Comissão Própria de Avaliação) resulta de uma medida Provisória (MP n° 147, de 15 de abril de 2003, transformada em Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004) e tem como atribuição a condução dos processos de avaliação interna da instituição, de sistematização e de coleta de informações. A AVALIAÇÃO INTERNA, realizada pela CPA, é um processo constante que visa a identificar os pontos positivos e em quais pontos a instituição deve avançar, e propor medidas que melhorem a qualidade de toda a estrutura e ações vinculadas ao ensino e à aprendizagem. Anualmente, a CPA envia um relatório de suas atividades ao Ministério da Educação e órgãos institucionais.   CONSTITUIÇÃO A CPA atua com autonomia em relação a Conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição de Educação Superior, conforme reza o art.7º, da Portaria 2051 de 9 de Julho de 2004. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) está assim constituída:

  • 2 representantes do Corpo Docente, sendo 1 coordenador e 1 coordenador adjunto;
  • 2 representantes do Corpo Técnico – Administrativo;
  • 2 representantes do Corpo Discente;
  • 2 representante da Sociedade Civil;
  • 2 representantes da mantenedora.

 

ATRIBUIÇÕES São atribuições da CPA:

  • Levantar dados e informações a respeito da IES e posteriormente sistematizá-las, analisá-las e coletivamente discutir os seus significados, identificando os pontos fracos, fortes e potencialidades, estabelecendo estratégias para superação dos problemas;
  • Sensibilizar a comunidade e assessorar os diferentes setores da IES, refletindo sobre o andamento do Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão;
  • Elaborar um Plano de Trabalho que inclua cronograma, distribuição de tarefas e recursos humanos, materiais e operacionais para desenvolvimento das atividades propostas;
  • Analisar as informações coletadas, emitindo relatórios parciais e finais para encaminhamento ao MEC;
  • Divulgar o resultado da avaliação à comunidade acadêmica;
  • Realizar um balanço crítico;
  • Coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição;
  • Extrair indicativos para tomada de decisão nas diversas instâncias da Faculdade.

INSTRUMENTOS UTILIZADOS PELA CPA São utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados, análise, tabulação e sua divulgação no processo da Avaliação desenvolvido pela CPA:

  • Questionários disponibilizados para preenchimento através do virtualclass (sistema acadêmico);
  • Roteiro de entrevistas;
  • Formulários da Ouvidoria;
  • Formulários de Observações;
  • Programa Excel para tabulação de dados e elaboração dos gráficos;
  • Sistema Acadêmico para auxiliar na implementação dos questionários (coleta de dados);
  • Tecnologias de Informação e Comunicação para divulgação dos resultados e sensibilização da comunidade acadêmica;
  • Relatórios da avaliação externa, realizada por comissão de avaliadores, designados pelo MEC/INEP.

PROCESSOS DE AVALIAÇÃO São desenvolvidos, pela CPA, os seguintes processos:

  1. Avaliação do corpo docente, pelo corpo discente e técnicos administrativos;
  2. Avaliação da instituição, pelo corpo discente, corpo docente e técnicos administrativos;
  3. Avaliação do corpo discente, pelo corpo docente;
  4. Análise dos formulários encaminhados pela ouvidoria;
  5. Observação realizada pela CPA;
  6. Entrevistas, realizadas pela CPA.

DIMENSÕES AVALIADAS De acordo com o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior são 10 (dez) as dimensões a serem avaliadas, especificadas no art. 3º da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, a saber:

  1. Missão e PDI;
  2. Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
  3. Responsabilidade social da IES;
  4. Comunicação com a sociedade;
  5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo;
  6. Organização de gestão da IES;
  7. Infraestrutura física;
  8. Planejamento de avaliação;
  9. Políticas de atendimento aos estudantes;
  10. Sustentabilidade financeira.

 

MEMBROS DA CPA: ( 28 de Fevereiro de 2018 à 2020)

NomeSegmento que representa
Cleonice Corrêa FonsecaTécnico Administrativo – Coordenadora da CPA
Julianny Gabriele de SáTécnico Administrativo
Lucilia Alves AndradeDocente
Eduardo Leal SilvaDocente
Getúlio Teixeira de FreitasDiscente
Alexandre Roberto César GomesDiscente
Eni da Silva BarbosaSociedade Civil Organizada
Elzira Dias de OliveiraSociedade Civil Organizada